MESA GÊNERO, EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA




HISTÓRIA DAS MULHERES E ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL

Ana Maria Lucia do Nascimento

 

 

REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: A PERSPECTIVA INTERSECCIONAL EM ENSINANDO A TRANSGREDIR, DE BELL HOOKS

Ana Paula Oliveira Lima



ENSINO DE HISTÓRIA E HOMOSSEXUALIDADE: UMA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

Antonio Xavier Miranda Neto

Jefferson Giovani Silva Espinoza

 

 

ENSINO DE HISTÓRIA E DECOLONIALIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA INTERCULTURALIDADE E DA INTERSECCIONALIDADE NOS ESTUDOS DE GÊNERO

Caroline Machado Costa

Giovanna Santana

 

 

ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: ANÁLISE POR MEIO DA TRAGÉDIA GREGA

Darcylene Pereira Domingues

 

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO DIREITO DAS MULHERES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS

Edivaldo Rafael de Souza

 

 

O SALTO ALTO NO PODER: AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA COMO REFLEXO DAS AÇÃOS AFIRMATIVAS DE GÊNERO NO BRASIL NA CAMARA DOS DEPUTADOS

Everlly Silva Bezerra de Lima

 

 

QUEERBAITING: ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS E REPRESENTATIVIDADE LGBTQIA+ EM SÉRIES TELEVISIVAS

Fernanda dos Anjos da Nóbrega

 

 

PEREGRINAÇÕES DE UMA PÁTRIA: FLORA TRISTA E A FIGURA FEMININA NA SOCIEDADE PERUANA (1838)

Gabrielle Legnaghi de Almeida

 

 

MULHERES APRESENTAM MULHERES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS DE GÊNERO

Georgiane Garabely Heil Vázquez

Angela Ribeiro Ferreira

 

 

MANIFESTAÇÕES DO ÚTERO: CONCEPÇÕES MÉDICAS ACERCA DA MENSTRUAÇÃO E ANOMALIAS NO SÉCULO XVIII EM ERÁRIO MINERAL (1735) DE LUÍS GOMES FERREIRA

Gessica de Brito Bueno

Christian Fausto Moraes dos Santos

 

 

A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS EM MUSEUS AFRO-BRASILEIROS

Heidi Ester Oliveira Barbosa

 

 

A SITUAÇÃO FEMININA NO INÍCIO DO MEDIEVO: A REGRA PARA AS VIRGENS DE CESÁRIO DE ARLES (c. 470-542) E SUA UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Luciano José Vianna

Ianca Ferreira Soares

 

 

A HAGIOGRAFIA DE SANTA BÁRBARA EM SALA: REFLETINDO QUESTÕES DE GÊNERO PARA O CONHECIMENTO HISTÓRICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Jacqueline Ferreira Dias

Marcos de Araújo Oliveira

 

 

AS LEIS DOS FRANCOS SÁLIOS (SÉCULO VI): DIVERSIDADE SOCIAL FEMININA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Luciano José Vianna       

Jefferson David Fonseca Alves

 

 

UM OLHAR SOBRE AS NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DA MULHER MEDIEVAL NA LITERATURA INFANTIL E O CONTEXTO ESCOLAR

Joelândia Nunes Ulisses de Oliveira

 

 

A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO LIVRO O DECAMERÃO (1348-1353) DE GIOVANI BOCCACCIO (1313-1375)

José Carlos da Silva Ferreira

 

 

O OLHAR FEMININO NOBRE NO TRATADO DO AMOR CORTÊS (C.1186) DE ANDRÉ CAPELÃO (1150-1220)

Juliana Caroline de Souza Araújo 

 

 

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BBB 20: UM REFLEXO DA SOCIEDADE

Ketherine Acosta dos Santos; Felipe Lucas Fagundes

 

 

MEMÓRIAS E MULHERES NEGRAS E EDUCAÇÃO

Leila Carla Antunes Novaes

Jaqueline Ap. M. Zarbato

 

 

REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL PÓS BNCC: COMO A MULHER É VISTA NA BASE E NOS LIVROS DIDÁTICOS?

Lorene Rose Ribeiro dos Santos

 

 

GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: NECESSIDADES E CONTEXTOS

Lorenna Rochinski

 

 

CIRCULANDO AS AULAS DE HISTÓRIA: O CÍRCULO DE DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO DE GÊNERO

Luciane Corrêa

 

 

DITADURA, FEMINILIDADES E MASCULINIDADES EM FAZENDA MODELO DE CHICO BUARQUE

Marcos Antonio Leite Junior

 

 

CARTOGRAFIA DAS PRODUÇÕES SOBRE POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ EM HISTÓRIA NO BRASIL (1987-2018)

Mariana Barbosa de Souza

Georgiane Garabely Heil Vázquez

 

 

TRAJETÓRIAS DE VIDA E DE LUTA DE MULHERES DO ASSENTAMENTO BELA MANHÃ

Mariani Xisto de Souza

 

 

CORPO TORTURADO. VIOLÊNCIA E OPRESSÃO INQUISITORIAL CONTRA FILIPA NUNES (1597)

Marize Helena de Campos

 

 

MÃOS FEMININAS QUE ALIMENTAM : UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NA ALIMENTAÇÃO NATIVA DA AMÉRICA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI

Nathália Moro

Anelisa Mota Gregoleti

 

 

GÊNERO E MASCULINIDADES NA SALA DE AULA:  O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DAS PERFORMANCES DOS HOMENS PÚBLICOS NO MARANHÃO REPUBLICANO

Pâmela Queres Bezerra

Jakson dos Santos Ribeiro

 

 

DOS TRAJES DE CRIOULA AOS SÍMBOLOS DAS MULHERES NEGRAS: APRENDIZAGEM HISTÓRICA E MEMÓRIA (1990 - 2019)

Renata Teodoro Pereira

 

 

TROTULA DI RUGGIERO (1050-1097) E O ENSINO MEDICINAL: O ZELO DA MÉDICA DE SALERNO

PARA O CONTEXTO FEMININO MEDIEVAL

Rita de Cássia Rodrigues

 

 

GÊNERO E DECOLONIALIDADE DO SABER: NOTAS PARA OUTRAS PRÁTICAS EM HISTÓRIA

Silvia Ayabe

 

 

HQ “O CONTO DA AIA” E SUA POTENCIALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA

Tayane Ferreira de Almeida



RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: PALESTRA EDUCATIVA SOBRE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E SUAS NUANCES

Wagner Pereira de Souza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.