Ketherine Acosta dos Santos e Felipe Lucas Fagundes

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BBB 20: UM REFLEXO DA SOCIEDADE

 

Ketherine Acosta dos Santos

Felipe Lucas Fagundes

 

Desde as culturas mais primitivas, das que vivemos hoje em dia, o ser humano tem a necessidade de representar o seu cotidiano, as coisas que vivencia diariamente, de forma artística, como por exemplo, pinturas rupestres e teatros. Que por sua vez o teatro grego foi um dos ápices de tais manifestações assim consolidando a tão famosa tragédia grega, admirada por entusiastas e estudiosos até os dias atuais.

 

“Desde a Antigüidade, temos notícia da necessidade de o ser humano representar seus dramas pessoais, suas vicissitudes existenciais ou, simplesmente, os fatos comuns do seu cotidiano. O teatro grego foi, por excelência, a manifestação máxima de tal necessidade, conduzindo a encenação das famosas tragédias que, até os dias de hoje, são admiradas por milhares de espectadores.” (BRANDÃO e BERTHOLD apud MILLAN, 2006, p. 191).

 

Com o desenvolvimento da tecnologia e a evolução dos tempos, essas representações foram ganhando novas roupagens, como por exemplo, exibições em grandes telas de cinema, em rádios, na televisão e atualmente podemos ver que na internet, “a combinação de enredo, imagem e representação ganhou novas roupagens através do cinema, da televisão e, mais recentemente, do computador” (MILLAN, 2006, p. 191).

 

Já na atualidade, o programa Big Brother Brasil é o reality mais assistido em nosso país. O programa teve seu idealizador o holandês John de Mol, que quis criar uma espécie de jogo, onde seus “fantoches” eram enclausurados e submetidos a provas que causasse pressões psicológicas, além de exercitarem a convivência com várias pessoas enclausuradas no mesmo lugar. E aqueles que as realizassem com êxito, conseguiriam manter-se no jogo.

 

“Quando John de Mol teve a ideia de criar um jogo em formato de programa televisivo onde os participantes ficariam confinados, sendo submetidos à pressão psicológica e a provas de sobrevivência que garantiriam seu sustento no jogo. E isso sem contar que todos eram obrigados a exercitar a arte da convivência para manter a civilidade com os concorrentes, que eram também seus colegas de confinamento.” (NIVINHAJO, 2019)

 

Sendo assim, vemos e compreendemos a trajetória de um programa e ou um anseio social que se compreende enraizado no ser humano. Passando do simples ato de pintar o dia a dia até a gravação de um grupo enclausurado para a diversão momentânea de um nicho social. Obviamente que o ganhador desse grupo geralmente leva uma quantia satisfatória em dinheiro, compensando todo seu esforço.

 

Big Brother Brasil

 

Logo após o lançamento de “Big Brother” ele difundiu-se pela Europa, com inúmeras roupagens e nomes semelhantes, não demorando muito para chegar às Américas. “Não demorou muito para o projeto do Big Brother avançar além das fronteiras da Europa e chegar à América. Primeiramente chegou à América do Norte, onde foi um sucesso absoluto de audiência. Depois foi a vez de chegar ao Brasil. (NIVINHAJO, 2019)

 

Como vimos anteriormente, o Reality teve várias inspirações de outros programas com as mesmas características como já foi abordado. Também tiveram obras nas quais o programa foi baseado. O formato do programa pode ser visto também na obra de George Orwell, intitulada de 1984. Tal obra trata de uma sociedade em que a população é controlada e observada por espécies de câmeras, sendo impossível qualquer contestação ao governo totalitário que ali está estabelecido. Podemos perceber a semelhança no slogan que seria “O Grande Irmão está de olho em você”, que é exatamente o que acontece no programa e em sua versão brasileira encabeçada pela Rede Globo.

 

“Na história, todos os cantos públicos e privados estão ligados às “teletelas”, uma espécie de câmera capaz de monitorar, gravar e espionar a intimidade da sociedade — assim como acontece na casa do Projac, que abriga todo ano os participantes do reality. Escrita no século 20, a obra reflete uma crítica ao totalitarismo, já que os moradores não poderiam, de forma alguma, contestar o sistema criado pelo regime.” (LOURENÇO, 2020)

           

Como já visto anteriormente, o Reality Show foi criado pela empresa holandesa Endemol no final do século XX e chegou ao nosso país com o nome de Big Brother Brasil, no início do século seguinte. Tendo como apresentadores no Brasil, primeiramente, o ilustre Pedro Bial e a atriz Marisa Orth. Porém tal parceria durou apenas o ano de estreia do programa.

 

“Ao lado de Pedro Bial, a atriz Marisa Orth apresentou a primeira edição do programa. Essa foi a única participação da atriz. A partir da segunda temporada, o programa passou a ser comandado apenas por Pedro Bial. O apresentador permaneceu à frente da atração até a edição atual (Big Brother Brasil 13).” (DE FARIAS; DOS SANTOS, 2013, p. 5)

 

O BBB é organizado em uma estrutura simples que põe a população nacional como um dos protagonistas do futuro do programa, dando a sensação de que eles são os responsáveis pelo que assistirão dali para frente. Levando em conta que os "Brothers" são assistidos diariamente e todos os seus atos gravados e televisionados, para que os mesmos possam permanecer na casa devem satisfazer os anseios da população, como muito bem afirmado por Marion Minerbo.

 

“O BBB dispensa maiores apresentações: mesmo quem nunca assistiu, tem uma ideia do que se trata. O programa se estrutura em torno de um suspense e da participação do público, que vota semanalmente em quem será excluído, ou melhor, em quem irá para o paredão. Para que o público possa votar, a atuação dos participantes no dia-a-dia do programa é decisiva. Aparentemente, estão apenas conversando, namorando, fazendo ginástica, indo a festas.” (MINERBO, 2007, p. 153)

 

Contudo, com o mundo cada vez mais digital e com cada vez mais acesso à internet por parte dos espectadores, a Rede Globo sentiu a necessidade de ter um portal na Internet. Usando essa nova ferramenta, como por exemplo, para difundir e distribuir seus programas e afins.

 

“Independente dos percalços sofridos pela Globo nos últimos anos, o processo de convergência digital das mídias continua sendo uma prioridade. Entretanto, como o foco agora está na produção de conteúdo, a busca por canais alternativos para distribuí-lo passa a ser crucial para o grupo. Dentro deste contexto, o seu portal na internet Globo.com adquire uma importância fundamental. “(CAMPANELLA, 2007, p. 6)

 

Ao longo dessas 20 edições, o programa se modificou inúmeras vezes em diferentes aspectos desde sua origem. Para celebrar a vigésima temporada do Big Brother Brasil os produtores decidiram que iriam trazer ao programa, não apenas pessoas anônimas, mas também famosos atores e atrizes, atletas, influenciadores digitais, artistas em geral, porém trazendo como sempre pessoas desconhecidas da sociedade. O time dos famosos era composto por alguns influenciadores digitais, cantores e atores consagrados como Babu Santana.

 

“Quando o elenco do BBB 2020 foi confirmado a suspeita se concretizou.  Com uma aposta na renovação do formato, a edição do programa contou com a presença de dois grupos distintos de confinados: Camarote e Pipoca. O primeiro grupo reunia influenciadores digitais, cantores, atores e atletas convidados a participar do programa pela própria produção; no segundo grupo estavam os “anônimos”, participantes que se inscreveram para entrar na casa do ``BBB''. (KARHAWI,2020,p.5)

 

Podemos deduzir que tal proposta nova, da mescla entre famosos e não famosos foi um sucesso. Na matéria do dia 31 de março do ano corrente, foi publicada em uma das plataformas online da Rede Globo a seguinte manchete, “Recorde de votação: BBB 20 tem mais de 1,5 bilhão de votos no décimo Paredão”.

 

Tal manchete refere-se ao décimo paredão da edição de número vinte do programa, sendo disputado entre o arquiteto Felipe Prior, a atriz Manu Gavassi e a influenciadora digital Mari Gonzalez. Tal momento ficou marcado com mais de um milhão de votações divididas entre os três “Brothers”. Na ocasião, o arquiteto Felipe teve de deixar a casa.

 

“O programa desta terça-feira, 31/3, foi marcado por muita emoção. O décimo Paredão do BBB 20 bateu o recorde de todas as edições, alcançando a marca de 1.532.944.337 votos, com a disputa pela permanência no jogo entre FelipeManu e Mari.Na ocasião, quem recebeu mais votos no BBB e, assim, deixou o reality show foi Prior. (GSHOW, 2020)”

 

Tendo tal momento ficado marcado na história do Big Brother Brasil, como o paredão com maior número de votos de todos os tempos. Porém, o segundo lugar também acabou sendo na mesma edição do programa. Tal paredão estava a advogada criminalista Gizelly, o modelo Guilherme e o hipnólogo Pyong Lee, gerando quase meio milhão de votos.

 

Podemos perceber com tais pontos que foram abordados no texto acima, que vemos um sistema pré-definido de um sucesso extremo. Está tão consolidado e desenvolvido que a cada ano compreende uma ascensão maior, mas a dúvida que fica é: Como o programa trata a violência contra a mulher?

 

Posicionamento do Big Brother Brasil

 

O reality show Big Brother Brasil já se tornou um marco na televisão brasileira, por trazer o cotidiano da vida real para a ‘telinha’. Com isso o problema da vida real também vem junto e mostra para os telespectadores, o ser humano na sua face mais verdadeira. Neste subcapítulo deste trabalho será mostrado através de oito cenas como o programa e os participantes se posicionaram diante dos relacionamentos abusivos dentro do Big Brother Brasil.

           

Primeiramente será analisado como um relacionamento abusivo dentro do programa, chegou ao nível de agressões físicas e como foi a decisão do programa sobre este ocorrido. Assim, serão utilizados quatro diálogos para demonstrar todo esse processo, desse caso que ocorreu na décima sétima edição do programa.

 

Cena 1: Após uma festa na casa, o casal discute em após uma pergunta da Emilly Araújo sobre quem ganharia o programa e o mesmo responde que quem decide é o público. Após a jovem dizer que isso foi a gota da água e queria terminar. Até esse momento o cirurgião estava levando na brincadeira, até que ele encurrala ela na parede e gritando acontece o seguinte diálogo:

           

Marcos: Presta atenção! Você só está comigo por que eu quero que você ganhe? É isso?

 

Emilly: Não é isso.

 

Marcos: Presta atenção, Emilly!Você tem que ficar comigo independente de quem eu ache que tem que ganhar!

 

Emilly: Não é isso, é a tua atitude!

 

Marcos: Presta atenção, Emilly!Presta bem atenção!Você tem que ficar comigo independente de quem eu ache que tem que ganhar! Você tá me ouvindo?

 

Cena 2: Durante uma conversa no sofá da parte externa da casa sobre uma discussão anterior. O cirurgião aperta a mão de Emilly e a mesma desfere um tapa na mão dele e desabafa sobre os machucados.

 

Emilly: Marcos eu te ofendi? Para de apertar minha mão! Para de me apertar!

 

Marcos: Essa forma (Emilly interrompe ele)

 

Emilly: Chega! Para de me apertar! Para de me machucar! Para com isso!

 

Na cena 1 o rompante de raiva do cirurgião plástico é um dos momentos mais chocantes durante a relação do casal no programa. Esse surto que se deu do nada, pois dois segundos antes o mesmo estava rindo da discussão e levando tudo na brincadeira.O mesmo deixou a estudante claramente acuada em uma parede e seguiu gritando e apontando o dedo na cara da mesma sem o menor controle. Já na cena 2 o casal discute de forma mais branda e  Marcos  continua apertando a mão de Emilly que reclama disso. A jovem claramente está cansada dos machucados que o mesmo a fez durante todo esse período. Isso é um sinal do quanto o emocional da participante está abalado. Essas duas cenas e o apelo popular foram peças chaves para que o programa tomasse uma atitude que resultaria na expulsão.

 

Cena 3: Emilly é chamada ao confessionário do programa, onde uma advogada explica que ela tem direitos e pode solicitar medidas protetivas sobre o Marcos. A advogada também explica que solicitou ao médico para fazer o exame físico sobre as agressões. Emilly então mostra os seus machucados anteriores para o médico.

 

Médico: Houve alguma coisa que pudesse machucar você?

           

Emilly: Lembra aquele roxo que te falei no meu braço? Foi o Marcos que fez. Já saiu, ainda tem um pouquinho aqui.

 

Médico: É, ainda tem um pouquinho ainda. (Pede para advogada) Tira uma fotografia pra mim. Isso foi um apertão?

 

Emilly: È ele me apertou.

 

Advogada: Foi um beliscão né.

 

Médico: Foi um beliscão, isso?

 

[...]

 

Essa cena ocorreu depois da briga da cena 1, o programa resolveu tomar uma atitude após o apelo popular,  pois no regulamento do programa agressão é passível de expulsão. Essa conversa entre a participante e o médico e a advogada da instituição só ocorreu na tarde de 10 de abril sendo que a briga anteriormente citada foi na madrugada do dia 9. Antes disso, o programa só tinha chamado Marcos ao confessionário para ser chamado a atenção sobre essas atitudes agressivas. Após a viralização da hashtag #MarcosExpulso é que o programa resolveu agir mais firmemente. Essa pressão da população se deu ao fato que os telespectadores se sentirem atingidos por essa ação, como confirma Martins (2009) a televisão cria programas para que a sociedade se identifique neles.

 

Cena 4: Na edição diária na noite do dia 10 de abril, o apresentador Tiago Leifert confirma a expulsão de Marcos Harter do programa.

 

Apresentador: Queria começar o programa continuando uma conversa que começou ontem, o caso Marcos e Emilly. As imagens que a gente assistiu e tudo que a gente viveu neste fim de semana. Um caso que a gente analisou profundamente e o caso foi concluído agora a pouco. Então eu gostaria de comunicar o que a gente decidiu. O BBB, como vocês sabem, é um programa de entretenimento, que a gente faz para divertir vocês. Só que muitas vezes o programa reflete a vida como ela é. E, como na vida, decisões fortes e firmes precisam ser tomadas quando os fatos as justificam. Hoje de tarde, a gente recebeu a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher que nos solicitou as imagens das discussões entre Marcos e Emilly. A delegada instaurou inquérito para apurar uma possível agressão física. Com base nesse inquérito, tivemos uma nova conversa profunda com Emilly, inclusive com exame médico. Desde o primeiro momento, desde que tudo aconteceu, a Globo agiu firmemente, incansavelmente. A gente envolveu advogados, especialistas, psicólogos, conversamos muito para tomar uma decisão correta, uma decisão justa. Na conversa de hoje, ficaram comprovados indícios de agressão física. E, no BBB, agressão gera expulsão. A decisão foi tomada. Marcos está eliminado do BBB17.

           

Nesta cena o apresentador confirma a expulsão do participante Marcos Harter do programa, refletindo que o programa acaba refletindo a vida como ela é e com isso certas decisões mais fortes precisam ser tomadas. Com esse pronunciamento a emissora ofereceu todo o suporte a jovem e isso acabou confirmando as agressões físicas e isso gera expulsão. O programa encerra o caso desse casal e segue em frente porque o jogo tem que continuar.

 

Para terminar a análise nesse subtítulo, foi analisado como um relacionamento abusivo não chegou até o ponto de agressão física mas pode mudar uma pessoa totalmente através da agressão psicológica. E que mesmo não tendo a intervenção da direção do programa, o público acabou fazendo essa “justiça”. Para isso foi usado quatro diálogos para exemplificar esse caso, que ocorreu na vigésima edição do programa.

 

Então como podemos observar, no desenvolvimento do texto, apresenta-se dois grandes pólos, sendo o primeiro a necessidade do entretenimento e o segundo como lidar com uma situação de violência em rede nacional.

 

A necessidade, como já explicado, é provinda e carregada com os seres humanos, desde nossos primórdios. Trazemos conosco tal identidade, e sendo assim com diferentes adaptações e evoluções durante as eras, resultou a criação dos reality shows.

 

E por último, tendo em vista que a pesquisa está em desenvolviment, vemos e compreendemos, que existe uma necessidade, de não só mostrar e exemplificar, a violência contra a mulher, que muitas vezes é representada nos programas de entretenimento. Mas trazer à tona, por em pauta, discutir e punir, toda e qualquer violência ou agressão, além das discriminações e todas ações contra a vida e o bem estar da comunidade.

 

Referências biográficas

 

Felipe Lucas Fagundes, especialista em história do Brasil pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, licenciado e bacharel em história pelo Centro Universitário da Região da Campanha e graduando em licenciatura em filosofia pelo Centro Universitário Internacional.

 

Ketherine Acosta dos Santos, bacharel em jornalismo pelo Centro Universitário da Região da Campanha, tendo participado de diferentes eventos, nacional e internacionalmente, trabalhando com a representatividade feminina, em diferentes perspectivas e momentos, como na arte cemiterial e agora nas nossas grandes telas.

 

Referências bibliográficas

 

BARROS, José D’Assunção. “História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço” in MOUSEION, vol. 3, n. 5, Jan-Jul, 2009, p. 37.

 

BUENO, André. A tradição histórica chinesa, 2004. Disponível em:

http://sinografia.blogspot.com/2007/07/a-tradicao-na-historia-chinesa-novembro.html

Big Brother: como o conceito de George Orwell aparece na cultura pop. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/01/big-brother-como-o-conceito-de-george-orwell-aparece-na-cultura-pop.html>. Acesso em: 27 jul. 2022.

 

CAMPANELLA, Bruno Roberto. Perspectivas do cotidiano: um estudo sobre os fãs do programa Big Brother Brasil. Tese (doutorado comunicação e cultura), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

DE, Recorde. Recorde de votação: BBB20 tem mais de 1,5 bilhão de votos no décimo Paredão. Gshow. Disponível em: <https://gshow.globo.com/realities/bbb/bbb20/casa-bbb/noticia/recorde-de-votacao-bbb20-tem-mais-de-15-bilhao-de-votos-no-decimo-paredao.ghtml>. Acesso em: 27 jul. 2022.

 

DE FARIAS, Mayara Wasty Nascimento; DOS SANTOS, Ronaldo Bispo. Muito além da televisão: A Transmidiação no Site do Big Brother Brasil 13. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Anais. Intercom, Mossoró. 2015.

 

KARHAWI, Issaaf. Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil. In: E-Compós. 2020.

 

MINERBO, Marion. Big Brother Brasil, a gladiatura pós-moderna. Psicologia USP, v. 18, n. 1, p. 153–158, mar. 2007.

LEI-TZu. Tratado do Vazio Perfeito. São Paulo: Landy, 1999.

 

MILLAN, Marília Pereira Bueno. Reality shows: uma abordagem psicossocial. Psicologia: ciência e profissão, v. 26, p. 190-197, 2006

 

NIVINHAJO NIVINHAJO. Como surgiu o Big Brother Brasil? Administradores.com. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/como-surgiu-o-big-brother-brasil>. Acesso em: 27 jul. 2022.

9 comentários:

  1. Rannyelle Rocha Teixeira12 de setembro de 2022 às 16:31

    Primeiramente quero parabenizar os autores pela análise criteriosa e pertinente do artigo. Em segundo lugar, quero perguntar como nós professores que estamos quase que diariamente com alunos jovens podemos trabalhar de forma pedagógica as relações sociais presentes no BBB? Já que refletem bastante as ações humanas diárias em nossa sociedade. Como historiadora, seria possível trabalhar em sala de aula todas essas questões que foram levantadas no texto atrelando a um ou mais conteúdo do livro didático?

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. No meu entendimento, temos à nossa disposição metodologias ativas, trazendo uma realidade externa e atual, relacionando com fatos e acontecimentos de diferentes momentos históricos. Basicamente, o método que utilizo é analítico e como exemplo, trago aos alunos as realidades e acontecimentos históricos e sofrimentos das mulheres, exemplificando com a contemporaneidade, trabalhando em cima da micro história. E também acho conveniente que a BBC seja um grande exemplo de sociedade, descrita na mitologia de Orwell.

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    3. Obrigada pela resposta. Rannyelle Rocha Teixeira

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  2. Parabéns aos autores pela escrita do artigo. Tendo em vista que o programa BBB, é um programa de grande audiência que provoca extensos debates no chão da escola, tal qual retrata a sociedade e suas mazelas, como o sentimento de ódio, rivalidades, preconceitos, violência de gênero. Como vocês visualizam a possibilidade de um trabalho interdisciplinar ou multidisciplinar nas escolas sobre a violência contra mulher nos programas de entretenimento?

    Ass.: Joelândia Nunes Ulisses de Oliveira

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    1. Olá, agradeço por ter lido o nosso trabalho. Pelo meu ponto de vista, seria necessário expressar a visão individual de cada aluno, nesse tema tão relevante e preocupante. Por exemplo, um trabalho multidisciplinar seria feito da seguinte forma: A disciplina de história faria um estudo sobre a história dos realities shows e os episódios que ocorreram violências contra a mulheres. Integrada a disciplina de artes, onde seria feita uma mostra de trabalhos, objetivando a expressão e visão do tema, pelo olhar individual de cada aluno. Espero ter sanado a tua duvida.

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  3. Olá, agradeço por ter lido o nosso trabalho. Pelo meu ponto de vista, seria necessário expressar a visão individual de cada aluno, nesse tema tão relevante e preocupante. Por exemplo, um trabalho multidisciplinar seria feito da seguinte forma: A disciplina de história faria um estudo sobre a história dos realities shows e os episódios que ocorreram violências contra a mulheres. Integrada a disciplina de artes, onde seria feita uma mostra de trabalhos, objetivando a expressão e visão do tema, pelo olhar individual de cada aluno. Espero ter sanado a tua duvida.

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